Óleo da árvore do chá para cabelos contra a caspa, queda de cabelo, piolhos. Benefícios do uso em shampoo

Existem nada menos que 200 subespécies da árvore do chá. Mas as propriedades mais úteis são a planta perene - Melaleuca alternifolia, Austrália é considerada seu país nativo. Pertence ao gênero de arbustos da família da murta. O óleo feito de suas folhas tem muitas propriedades valiosas que são benéficas para o cabelo, as unhas e a pele.

Composição do óleo

Em termos de composição química e biológica, o óleo é um componente complexo de origem vegetal, contendo cerca de 100 substâncias.

A quantidade de álcoois, ésteres e outros constituintes pode variar dependendo do clima, solo e ambiente. A porcentagem dos elementos principais é determinada pela coleta de folhas nas diferentes estações. As diferenças na composição química são explicadas pelas características da própria planta.

No processo de refino do petróleo, nada é adicionado ou extraído. A estrutura química original permanece inalterada. As variedades de óleos obtidos de uma única planta são chamadas de quimiotipos.

Os seguintes quimiotipos são diferenciados:

  • terpinen-4-ol;
  • terpinoleno;
  • 4 quimiotipos 1,8-cineol.

O primeiro dos quimiotipos listados contém cerca de 30-40% de terpeno-4-ol. Essa variedade é mais comumente usada para fazer manteiga. O elemento determina a atividade anti-séptica e antibacteriana do produto. De acordo com os padrões internacionais, o percentual desse componente deve ser de no mínimo 30%.Óleo da árvore do chá para cabelos contra a caspa, queda de cabelo, piolhos. Benefícios do uso em shampoo

Outra substância, o 1,8-cineol, ameaça irritar as membranas mucosas e a pele. Porém, isso acontece quando o componente está muito concentrado no produto. De acordo com as exigências das normas internacionais, um bom óleo não deve conter mais de 15% dessa substância.

A porcentagem ideal dessas substâncias deve ser a seguinte: terpinen-4-ol - 40%, cineol - cerca de 5%. Com esse conteúdo, o óleo é bastante eficaz, mas não causa reações alérgicas.

Tabela de ingredientes do óleo da árvore do chá australiana:

Componentes do óleo da árvore do cháNível Aceitável ISO (Padrão Internacional) (%) Concentração média (%)
terpinen-4-ol≥3040,1
γ-terpineno10 – 2823
α-terpineno5 – 1310,4
1,8-cineol≤155,1
terpinoleno1,5 – 53,1
ρ-cimeno0,5 – 122,9
α-pineno1 – 62,6
α-terpineol1,5 – 82,4
aromadendrenpegadas - 71,5
δ-cadinenpegadas - 81,3
limoneno0,5 – 41
Sabinentraços - 3,50,2
globulolpegadas - 30,2
viridifloroltraços - 1,50,1
viridifloreno≤10,1
allighexanoatovestígios0,01
L-terpineolvestígios0,01

A composição dos componentes dos óleos essenciais pode variar dependendo das condições de armazenamento. A qualidade do produto é influenciada pela luz, temperatura, nível de umidade.

Condições ideais para armazenar o óleo: escuro, protegido da luz solar, local fresco em recipiente bem fechado e sem acesso de ar.

Não armazene o produto em recipientes plásticos.

Beneficiar

O óleo da árvore do chá para cabelos é diferente de outras preparações cosméticas e médicas destinadas ao cuidado dos fios.

Isso tem um efeito:

  • antibacteriano;
  • fungicida;
  • antisséptico;
  • antimicrobiano;
  • tônica.

É eficaz na eliminação e prevenção da caspa:

  1. Limpa a superfície da pele de uma camada de partículas mortas que impedem o crescimento do cabelo.
  2. Elimina impurezas, desobstrui os poros devido ao uso de produtos contendo compostos poliméricos e cargas.
  3. Os componentes biologicamente ativos permitem que os nutrientes penetrem nas camadas profundas da pele.
  4. Possui boas propriedades regenerativas, cura pequenas feridas, abrasões e danos à superfície da pele.
  5. Satura os folículos, acelerando o crescimento dos cachos.Óleo da árvore do chá para cabelos contra a caspa, queda de cabelo, piolhos. Benefícios do uso em shampoo
  6. Remove o excesso de gordura, mas não resseca os fios. Regula a secreção das glândulas sebáceas.
  7. Elimina a secura e coceira.
  8. Restaura a circulação sanguínea para um brilho saudável e crescimento mais rápido do cabelo.

O óleo pode prejudicar os cachos?

O óleo da árvore do chá para cabelos, assim como para outros fins cosméticos, é seguro na maioria dos casos, mas o conselho de um especialista e a dosagem adequada devem ser considerados. Ao aplicar várias máscaras, xampus e bálsamos com a adição de um extrato essencial, outras substâncias devem ser usadas para suavizar o forte efeito do óleo de chá.

Não é recomendado aplicar o produto concentrado diretamente na pele, pois isso pode causar:

  • vermelhidão;
  • secura;
  • coceira;
  • queimando.

Algumas pessoas são propensas a hipersensibilidade a alguns dos ingredientes do produto. Às vezes, o óleo causa alergias e o efeito oposto. No entanto, isso acontece muito raramente. A maioria das pessoas tolera bem os remédios naturais.

Existem certas prescrições e contra-indicações:

  • contra-indicado para gestantes e lactantes, pois neste período a sensibilidade a algumas substâncias do óleo pode aumentar;
  • você não pode usar o produto em uma grande dosagem por um longo período de tempo;
  • em caso de lesão ocular, lave com água e se a sensação de queimação e vermelhidão persistirem, consulte um médico;
  • leia as instruções antes de usar;
  • o extrato da árvore do chá é apenas para uso externo.

Métodos de uso

Um remédio feito de folhas de plantas é amplamente utilizado na medicina (tradicional e popular), farmacologia e cosmetologia. O óleo é um produto versátil com muitas qualidades úteis.

É mais comumente usado da seguinte maneira:

  1. Para adicionar em cremes faciais e corporais. Satura as células com oxigênio, melhora a circulação sanguínea, remove as células mortas, ativa o processo de rejuvenescimento, retarda o envelhecimento, mata muitas bactérias e vírus e penetra profundamente na pele.
  2. Para acne e acne. Limpa o pus e mata a microflora, o que contribui para o aparecimento de danos à pele.Óleo da árvore do chá para cabelos contra a caspa, queda de cabelo, piolhos. Benefícios do uso em shampoo
  3. Para banhos. Algumas gotas são suficientes. A duração do procedimento é de 20 minutos.
  4. A aromaterapia tem efeito tônico e revigorante. Aumenta a concentração, o estado de alerta e melhora o humor. Ele também ativa a atividade mental, restaura o funcionamento normal das células nervosas e melhora a imunidade.
  5. Inalação para resfriados, coriza, gripe.
  6. Para dor de garganta, dor de garganta.
  7. Eliminação de doenças fúngicas das unhas.
  8. Cuidados com a cavidade oral. Ajuda a curar sangramento nas gengivas e estomatite.
  9. Clareamento dos dentes.
  10. Para aliviar o inchaço.
  11. Melhora o tom da pele.
  12. Com picadas de insetos.
  13. De papilomas.
  14. Para os cabelos: confecção de máscaras com ingredientes naturais, wraps, penteados aromáticos, adição de produtos de lavagem e enxágue.

Adicionar ao shampoo

Você pode comprar um produto que já contém extrato da árvore do chá na porcentagem desejada. A concentração de óleo da planta deve ser de pelo menos 5%. No entanto, você mesmo pode fazer um shampoo semelhante. A quantidade de óleo é de 40 gotas para cada 30 ml do produto base.

Óleo da árvore do chá para cabelos contra a caspa, queda de cabelo, piolhos. Benefícios do uso em shampoo
O óleo da árvore do chá para cabelos pode ser adicionado ao shampoo e lavado normalmente.

Lave o cabelo normalmente, mas para aumentar a eficácia, é recomendável segurar o sabonete na cabeça por 3-4 minutos e depois enxágue.

Para alcançar o efeito desejado, a lavagem deve ser realizada regularmente, de preferência 3 vezes por semana.

Os primeiros resultados serão visíveis após alguns procedimentos. O cabelo fica sedoso e agradável ao toque. O crescimento do cabelo é aumentado com o uso prolongado. Graças ao despertar dos bulbos dormentes, os fios se tornam mais grossos e cheios.

Wraps

O procedimento exigirá a adição de um óleo de base diferente. A escolha determina o estado do cabelo e os objetivos traçados. Em caso de secura excessiva, uma bardana ou produto de mamona deve ser preferido. Para cabelos danificados, o azeite é o melhor.

Para fios oleosos, é melhor usar óleo de jojoba.

Você vai precisar de óleo da árvore do chá (3 gotas) para 15 ml do produto base. Os proprietários de cabelos compridos precisarão preparar algumas colheres de uma poção curativa. Antes do uso, o produto deve ser ligeiramente aquecido em uma panela com água fervente. O extrato da árvore do chá australiano é adicionado após o aquecimento.

Em seguida, aplique uma pequena quantidade no couro cabeludo e no cabelo. Em seguida, embrulhe com um saco e uma toalha quente. É melhor levar filme plástico. Aplique o óleo nos cabelos lavados por 20 minutos. As sessões devem ser repetidas a cada 3 dias. A duração do curso é de 2 meses. Após uma breve pausa, você pode retomar os procedimentos de empacotamento.

Lavagem

O óleo da árvore do chá para cabelos também é usado para enxágue. É melhor tomar a decocção de ervas como remédio principal. Para esses fins, urtiga e bardana são adequados. Para donos de cabelos loiros, você pode adicionar camomila. Alternativamente, água purificada, fervida ou mineral. Não mais do que 3-4 gotas de óleo são adicionadas por litro de água.Óleo da árvore do chá para cabelos contra a caspa, queda de cabelo, piolhos. Benefícios do uso em shampoo

Você pode realizar o procedimento após a lavagem com shampoo normal. A eficácia do enxágue será maior se o produto acabado for colocado em um recipiente e o cabelo for abaixado por um tempo. Em seguida, despeje a água e o óleo essencial sobre a cabeça, como faria em uma lavagem normal.

Pentear aroma

Este procedimento combina aromaterapia e a aplicação de um produto benéfico diretamente na linha do cabelo. Uma pequena proporção de óleo essencial é aplicada em uma escova ou pente de madeira e gentilmente distribuída ao longo do cabelo. O uso diário contínuo desse procedimento agradável ajudará a tornar seu cabelo mais saudável, brilhante e forte.

De piolhos

A seguinte mistura ajudará a se livrar dos piolhos com óleo essencial:

  • 60 ml de água mineral (sem gás);
  • óleo da árvore do chá - 20 gotas;
  • óleo de cravo - 5 gotas.

A composição pronta deve ser aplicada de manhã e à noite, fazendo uma leve massagem e deixando o produto por 15 minutos.

Contra a queda de cabelo

Os tratamentos regulares com óleo ajudam bem com a queda de cabelo:

  • adicionar ao xampu ou bálsamo;
  • preparação de várias máscaras firmadoras com ingredientes benéficos adicionais;
  • envoltórios.

A regra básica é realizar os procedimentos necessários regularmente. Você precisa escolher as máscaras levando em consideração o tipo de cabelo.

Caspa

O óleo da árvore do chá é frequentemente usado para o cabelo. Um dos problemas mais comuns é a caspa.Óleo da árvore do chá para cabelos contra a caspa, queda de cabelo, piolhos. Benefícios do uso em shampoo

A receita é a seguinte:

  • iogurte líquido (sem impurezas adicionais, como sabores, espessantes ou cores) - 250 ml;
  • óleo básico - 1 colher de sopa;
  • óleo de chá - 5-7 gotas

Escolha óleo de oliva, amêndoa ou jojoba como ingrediente principal. Misture bem todos os ingredientes. Aplique o produto no couro cabeludo. Embrulhe com papel alumínio e toalha. Ou pegue um chapéu especial. Lave o cabelo após 20 minutos.

Remédio anti-queda de cabelo para cabelos oleosos

Para preparar este remédio, você precisará de 1 sachê de hena (é vendido em lojas especializadas em cosméticos ou farmácias) e 3 gotas de óleo. Henna é despejada em um recipiente de cerâmica ou esmalte e diluída com água fervente até que uma massa cremosa seja obtida. Em seguida, adicione 5 gotas do extrato etéreo.

O produto deve ser aplicado quente. Você precisa embrulhar sua cabeça em um saco e uma toalha grossa. Deixe por uma hora. Em seguida, lave os cabelos da maneira usual com a adição de shampoo.

Para fios secos

Você precisará de 120 ml de kefir sem gordura e 3 gotas de óleo essencial. O kefir é aquecido levemente em um recipiente cheio de água fervente e, em seguida, adiciona-se óleo.Óleo da árvore do chá para cabelos contra a caspa, queda de cabelo, piolhos. Benefícios do uso em shampoo

O procedimento deve ser realizado como de costume:

  1. Aplicar na pele e distribuir uniformemente nas pontas.
  2. Enrole com filme plástico de celofane e uma toalha felpuda.
  3. Deixe por 20 minutos.
  4. Lave bem o cabelo.

A frequência é a cada 3 dias.

Para nutrir e fortalecer os cachos

Além das receitas clássicas que incluem laticínios e outros óleos, as máscaras de frutas e mel são muito eficazes.

A receita para um deles é a seguinte:

  • abacate - 1 peça;
  • mel (principalmente maio) - 2 colheres de sopa;
  • óleo essencial - 3 gotas.

Combine todos os ingredientes, amassando a polpa da fruta e adicionando o restante dos ingredientes (até obter um mingau). Para esta receita, é aconselhável escolher abacate maduro. Aplicar na pele com movimentos de massagem. Enrole a cabeça e deixe por 20 minutos.

Enxaguar com água limpa e fresca sem adicionar shampoo. Além do efeito firmador, a máscara proporciona um agradável aroma frutado leve.

Para cachos fracos

A máscara é preparada com produtos comuns:

  • gema de ovo de galinha - 1;
  • óleo de bardana (alternativamente azeite é adequado) - 1 colher de chá;
  • essencial - 4 gotas.Óleo da árvore do chá para cabelos contra a caspa, queda de cabelo, piolhos. Benefícios do uso em shampoo

Misture todos os componentes e aplique como outras máscaras. A duração do procedimento pode ser de 30 minutos a uma hora. A ferramenta atua com muita suavidade, restaurando gradativamente a estrutura dos cachos danificados, estimulando o crescimento, despertando os folículos dormentes. Mudanças positivas serão notadas após 3 semanas.

De pontas duplas

O óleo não ajudará a regenerar as pontas do cabelo danificadas, pois não é possível. Os fios cortados precisam ser cortados (basta cortar alguns centímetros). Mas, para evitar danos, é preciso fazer constantemente procedimentos que estimulem o crescimento e fortaleçam o cabelo.Óleo da árvore do chá para cabelos contra a caspa, queda de cabelo, piolhos. Benefícios do uso em shampoo

Como prevenção, todas as máscaras e bálsamos com a adição de agentes essenciais (incluindo a árvore do chá) são adequados. Eles tornam os cachos elásticos e menos quebradiços.

Máscara com kefir

O método clássico de preparação de uma máscara envolve uma combinação de 120 ml de kefir e 3 gotas de essência essencial. Para enriquecer o elixir, pode-se usar óleo de bardana ou amêndoa, gema de ovo, mel. Este produto nutre perfeitamente a pele e tem um efeito benéfico na condição do cabelo.

Com óleo de bardana

O óleo da árvore do chá para cabelos é frequentemente usado em combinação com o extrato de bardana. A receita clássica é adicionar 3-5 gotas de um óleo essencial por colher de chá do ingrediente principal. O produto resultante ajuda a fortalecer o cabelo e dar-lhe um brilho saudável.

Com ovo

Esta máscara é versátil, pois se adapta a todos os tipos de cabelo.

Os seguintes ingredientes são necessários:

  • banana madura - metade;
  • creme de leite sem gordura - 1 colher de chá;
  • óleo de amêndoa - 2 colheres de chá;
  • ovo - 1 pc .;
  • óleo essencial - 5 gotas.

Misture o creme de leite com a manteiga, acrescente o ovo batido e a polpa de uma fruta madura. Aplicar na pele por 30 minutos. Aplique a máscara nos cabelos lavados. Em seguida, enxágue com água limpa.

Resultados do óleo: fotos e comentários

Numerosas análises de especialistas no campo da cosmetologia e pessoas comuns que estão convencidas da eficácia do óleo da árvore do chá confirmam a conveniência de usar esta ferramenta.De acordo com pesquisas científicas e a experiência de quem recebeu tratamentos e procedimentos para restauração capilar, o óleo da árvore do chá é muito eficaz.Óleo da árvore do chá para cabelos contra a caspa, queda de cabelo, piolhos. Benefícios do uso em shampoo

O uso regular ajuda a livrar-se da caspa, pele seca, pontas duplas, oleosidade e queda de cabelo. O óleo da árvore do chá é considerado um dos tratamentos mais versáteis e eficazes para pele e cabelo. Mas não seja excessivamente zeloso. A moderação e regularidade no seu uso são importantes para alcançar resultados positivos.

Design do artigo: Oksana Grivina

Vídeo sobre como usar o óleo da árvore do chá para cabelos

Sobre os benefícios e usos do óleo da árvore do chá para o cabelo:

Avalie o artigo
Cosmetologia e cirurgia plástica para mulheres. Correção de aparência. Formas, métodos, procedimentos para melhorar a figura e o rosto
Adicione um comentário

  1. Lena

    Eu uso essa droga. É universal para mim, pois pode ser usado para muitos outros fins.

    Para responder

Rosto

Pernas

Cabelo