Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culinária

O óleo de coco é um componente dos cosméticos de cuidado, é adicionado a produtos alimentícios e é usado para fins médicos. Tudo graças a uma ampla gama de propriedades que podem resolver problemas de pele, cabelo e articulações.

Composição

O óleo de coco contém ácidos graxos que não são sintetizados no corpo, por exemplo, oleico, palmítico, láurico. O ácido láurico tem um efeito particularmente benéfico no corpo, pois fortalece o sistema imunológico.

Além disso, o óleo contém:

  • vitaminas E e K;
  • ferro;
  • colina.

Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culináriaO conteúdo calórico do óleo de coco por 100 g é de cerca de 900 kcal.

Propriedades úteis e medicinais

O óleo de coco é extraído pelos métodos frio e quente, dependendo da utilidade do produto na aplicação. Com o método de prensagem a frio, obtém-se pouco produto, mas possui maior valor nutricional e biológico. Durante a prensagem a quente, alguns dos nutrientes são perdidos.

O produto possui as seguintes propriedades:

  • hidratante (graças ao ácido oleico);
  • restaurando;
  • antimicrobiano (devido ao ácido láurico);
  • anti-inflamatório;
  • amolecimento;
  • anti-envelhecimento;
  • calmante e relaxante;
  • normalizar a função intestinal (obras de ácido caprílico).

Também é benéfico para o corpo que o óleo de coco seja completamente absorvido, não entre em depósitos de gordura, mas seja convertido pelo fígado em energia.Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culinária

Propriedades perigosas do óleo de coco:

  • O óleo de coco não refinado tem propriedades comedogênicas, por isso não é recomendado usá-lo puro se a pele for propensa a oleosidade e acne.
  • Devido ao seu alto teor de gordura, o consumo de óleo nos alimentos pode irritar o trato gastrointestinal, além de exacerbar doenças crônicas como pancreatite e colecistite.

O uso de óleo de coco

Em medicina

Para o sistema cardiovascular... Comer óleo de coco ajuda a baixar a pressão arterial, reduz o risco de aterosclerose e coágulos sanguíneos. Além disso, o óleo de coco dilui o sangue e fortalece as paredes dos vasos sanguíneos.

Para o trato digestivo... O óleo tem efeito envolvente e cicatrizante, portanto tem efeito benéfico nas úlceras estomacais e duodenais, contribuindo para a recuperação. Em geral, qualquer membrana mucosa do trato gastrointestinal está curada. O óleo de coco também pode ser usado em terapias complexas para o tratamento de colite ulcerosa e doença de Crohn.

Para imunidade. Mata fungos e bactérias, alivia a inflamação.

Usado para tratar:

  • infecções virais e bacterianas;
  • herpes;
  • candidíase.

Para dentes, ossos, articulações. Como o óleo promove uma absorção mais eficiente de cálcio e magnésio, seu uso na alimentação tem um efeito benéfico na condição do esmalte dos dentes, ossos, articulações.

Além disso, óleo de coco:

  • normaliza os níveis de açúcar no sangue em diabetes mellitus;
  • acelera o metabolismo, reduzindo assim o risco de obesidade;
  • previne a formação de pedras nos rins e na bexiga;
  • tem um efeito benéfico no sistema endócrino;
  • devido às propriedades antioxidantes, reduz o risco de câncer.

As propriedades curativas do óleo são ativamente usadas para doenças de pele. O óleo de coco trata todos os tipos de danos à pele, incluindo psoríase, eczema e dermatite.

Para cuidados com os cabelos e queda de cabelo

Indicações de uso de óleo de coco para cabelo:

  • cabelos danificados e opacos;
  • pontas duplas, pontas quebradiças;
  • coloração frequente;
  • perda de cabelo;
  • Crescimento lento;
  • caspa, pois o óleo de coco tem propriedades antifúngicas;
  • efeitos nocivos dos raios ultravioleta, água salgada, vento, química, dispositivos de aquecimento.

Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culináriaCom o uso sistemático, o cabelo fica brilhante, fortalecido e sua estrutura é restaurada. Tornam-se sedosos ao toque, graças à formação de uma película protetora que não só protege o cabelo, mas também o nutre.

O óleo de coco é usado em máscaras antes da lavagem. A mistura é aplicada com movimentos de massagem, deixa-se um pouco e depois lava-se com shampoo. Uma pequena quantidade de óleo pode ser aplicada no cabelo assim que, por exemplo, nas pontas úmidas, será absorvido e não deixará brilho oleoso.Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culinária

Para o cuidado do cabelo da raiz, usa-se óleo de coco refinado, recomenda-se aplicar óleo não refinado nas pontas.

Aqui estão algumas máscaras de óleo de coco:

  1. Caspa... 15 g de sal fino são combinados com óleo de coco e uva (5 g cada). Aplicar no cabelo e depois de 7-8 minutos lave com água morna diluída em vinagre.
  2. De cair. Em banho-maria derreta 1 colher de sopa. óleo de coco, adicione 1 colher de chá. azeite e 20 g de rábano ralado até virar mingau. Em seguida, com movimentos de massagem, a massa é aplicada apenas na zona radicular. Coloque uma tampa de plástico. Após 30 minutos, lave com shampoo. O curso é de 2 semanas.
  3. Para cabelos secos... 10 g de queijo cottage caseiro são combinados com 1 colher de sopa. óleo de coco, 1 colher de chá. manteiga de pêssego e 2 colheres de sopa. caldo de camomila real. Aplique nos cabelos úmidos. O tempo de exposição é de 20 minutos. Enxaguar com água acidificada com sumo de limão.
  4. Para cabelos oleosos. 10 g de manteiga derretem em banho-maria, misturados com 15 ml de leite coalhado, 15 g de argila branca, 5 g de amido de milho são adicionados. Você precisa aplicar antes de lavar o cabelo. Após 30 minutos, lave com shampoo com adição de suco de limão.
  5. 1 Colher de Sopa. O óleo de coco e bardana é aquecido em banho-maria, acrescente 30 g de raiz de gengibre ralada e 2 gemas de ovo. A massa é misturada até ficar homogênea e aplicada nos cabelos. Coloque uma tampa de plástico por cima e sopre ar quente sobre a cabeça com um secador de cabelo. Após 30 minutos, lave com decocção de camomila.
Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culinária
As propriedades do óleo de coco têm sido utilizadas com sucesso no cuidado de cílios e sobrancelhas. A utilização desta ferramenta irá acelerar o seu crescimento, torná-los espessos, brilhantes e sedosos.

O óleo de coco também tem um efeito benéfico sobre os cílios. Com a aplicação regular do produto, eles fortalecem, engrossam, sua perda cessa, os cabelos começam a ficar mais grossos do que antes.

É mais conveniente aplicar o produto com um pincel de rímel limpo. Além disso, o produto é aplicado apenas nas pontas e não em abundância para que o óleo não entre nos olhos. Não é perigoso, mas desagradável. Lave o óleo 2-3 horas após a aplicação.

Para cuidados com o rosto

O óleo de coco ajuda com:

  • pele seca escamosa;
  • rugas;
  • acne;
  • queimaduras;
  • microdano;
  • irritação;
  • perda de tom.

O produto dá um efeito após a primeira aplicação tornando a pele macia, sedosa e lisa. No entanto, um teste de reação alérgica deve ser feito antes de usar o óleo. É adequado para remover a maquiagem dos olhos, protege contra o gelo e acalma a pele inflamada.

Cosmetologistas recomendam o uso de óleo como parte das máscaras caseiras:

  1. Para o cuidado da pele seca. Derreta a manteiga em banho-maria, acrescente 20 g de fermento, misture a composição até ficar homogêneo, acrescente vitamina E. Aplique no rosto por 20 minutos.A máscara é lavada com um pano de algodão embebido em leite no rosto. Curso - 15 máscaras, 2 vezes por semana.Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culinária
  2. Outra máscara para pele seca. Tome 2 colheres de chá. óleo de coco derretido e mel líquido. Mexa com um garfo de gema de ovo batido, adicione 3 gotas. qualquer óleo essencial. Aplicar no rosto por 15 minutos e depois retirar com água fervida morna. O curso é 12-15 procedimentos.Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culinária
  3. De rugas. O óleo de coco em uma quantidade de 50 ml é misturado com 1 colher de chá. solução de vitamina E. A máscara deve ser feita algumas horas antes de deitar, aplicando-se com movimentos de martelar. Remova a composição do rosto com um guardanapo.
  4. Para o tratamento e prevenção da acne uma máscara com óleo de coco e limão ajuda. É preparado assim: 1 colher de sopa. óleo de coco é misturado com ½ colher de chá. suco de limão, 1 colher de chá. querida, 2 gotas. óleo de lavanda e 3 gotas. óleo da árvore do chá.
  5. Máscara hidratante. Você precisa misturar em 1 colher de sopa. óleo de coco e mel, adicione 2 colheres de sopa. polpa de abacate picada. A mistura é aplicada no rosto por 10 minutos e depois lavada com água morna.

Não é recomendável aplicar o óleo puro na pele oleosa, pois entope os poros, causando inflamação.

No entanto, o óleo pode ser usado como limpador.

Para cuidar da pele dos lábios, use um bálsamo preparado de acordo com a seguinte receita: misture óleo de coco, manteiga de karité e cera de abelha. As proporções são 2: 1: 2. Após 6 horas o produto está pronto para uso.

Para corpo

Se usar óleo não refinado corretamente, você pode manter sua pele em perfeitas condições.

Recomendado:

  • esfregue óleo na pele depois de tomar tratamentos com água;
  • cuide bem do decote com óleo para evitar a diminuição do tom da pele;
  • use óleo não refinado como creme para as mãos - assim você pode fortalecer as unhas e suavizar a pele;
  • Passe óleo como um creme na pele dos pés e calce as meias à noite;
  • use como um óleo de massagem - ajudará a hidratar bem a pele.Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culinária

Se você não gosta do cheiro de coco, deve escolher um óleo altamente refinado, ele praticamente não terá uma silagem característica.

Para estrias

Segundo as mulheres, o óleo de coco ajuda a eliminar as estrias, principalmente depois daquelas que se formaram em decorrência do parto ou da perda de peso. Para obter o efeito, é necessário levar o produto ao estado líquido, aquecendo em banho-maria, e aplicar nas áreas problemáticas com movimentos de massagem.Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culinária

Um bom efeito é obtido adicionando algumas gotas de óleo essencial, por exemplo, lavanda, alecrim, laranja, limão.

Para bronzeamento e proteção solar

Por outro lado, o óleo de coco protege contra os raios ultravioleta prejudiciais e evita vermelhidão e pode ser usado para proteger a pele do sol em salões de bronzeamento e na praia. Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culináriaPor outro lado, o óleo de coco aplicado na pele contribui para um belo bronzeado bronzeado. Além disso, pode ser aplicado se a pele estiver queimada de sol, o óleo hidratará a pele e terá efeito analgésico.

Durante a gravidez e lactação

O óleo de coco contém ácido láurico, que também é encontrado no leite materno. E é essa substância que fortalece a imunidade da criança. Os nutricionistas recomendam incluir óleo de coco na dieta de mulheres que amamentam. Para as mulheres durante a gravidez, as propriedades do óleo de coco para prevenir estrias e fortalecer o cabelo são relevantes.

Emagrecimento

Apesar de seu alto teor calórico, o óleo de coco é adequado para emagrecer, pois não é armazenado nas células de gordura, mas é totalmente convertido em energia. Ajuda a ativar processos metabólicos, reduzir os níveis de colesterol.

Aplique assim:

  • 1 Colher de Sopa os óleos de coco substituem o café da manhã;
  • 1 com t. o produto é levado em 20 minutos. antes das refeições, 3 vezes ao dia.

Na cozinha

O óleo de coco é uma gordura de qualidade, pois contém uma grande quantidade de ácidos graxos poliinsaturados. Graças aos ácidos poliinsaturados, o produto pode ser armazenado sem geladeira, enquanto não oxida nem rançoso.

O óleo de coco é um ótimo substituto para a margarina e a manteiga na culinária. Pode ser usado para gorduras profundas, não adquire propriedades cancerígenas no processo e não perde o sabor ao ser aquecido.

Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culinária

Utilizado na preparação de quaisquer pratos:

  • mingau;
  • sopas;
  • lanches;
  • saladas;
  • legumes cozidos.

Devido ao fato de a composição química do óleo de coco ser um tanto semelhante à composição química do leite materno, ele é adicionado à comida artificial para bebês. Além disso, o óleo de coco é adicionado a pratos com leite, como milkshakes e chocolate quente. Você pode usar da forma tradicional, passando apenas no pão.

Mas é especialmente adequado para adicionar a produtos assados, tornando-os saborosos e prolongando a vida útil.

Aqui estão algumas receitas de óleo de coco:

  1. Granola. Você precisa misturar 3 colheres de sopa. hércules, 1 colher de sopa. migalhas de nozes (por exemplo, nozes, amendoins, amêndoas), 70 ml de mel, 2 colher de chá. canela, ½ colher de chá. sal. Em seguida, o óleo de coco é derretido em banho-maria e todos os ingredientes são despejados nele. Mexer. Espalhe a mistura em uma assadeira e leve ao forno a 180 graus por 5-7 minutos, depois a mesma quantidade em fogo mínimo.Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culinária
  2. Café com óleo de coco. Essa bebida será mais enérgica e sua estrutura ficará cremosa. Adicione 1 colher de chá a um copo de café. manteiga, não há necessidade de derreter. O café quente derrete o óleo sozinho.Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culinária
  3. Lanche de Semente Energética de Chia com Óleo de Coco... Esses dois produtos se complementam maravilhosamente. Para preparar a mistura, você precisa misturar as sementes e o óleo na proporção de 1: 2. É permitido diluir a mistura com água, então você obtém uma bebida energética.Óleo de côco. Propriedades úteis, receitas para uso em cosmetologia, medicina e culinária

O óleo de coco tem muitas propriedades benéficas, razão pela qual é tão amplamente utilizado na medicina, cosmetologia e culinária. Para ter certeza do resultado, você precisa escolher um produto de qualidade.

Vídeo sobre as propriedades e usos do óleo de coco

Propriedades úteis e usos do óleo de coco:

Como usar o óleo de coco:

Avalie o artigo
Cosmetologia e cirurgia plástica para mulheres. Correção de aparência. Formas, métodos, procedimentos para melhorar a figura e o rosto
Adicione um comentário

  1. Valentina S.

    Uma amiga quase se livrou das estrias na barriga com a ajuda de coco. Eles se tornaram quase invisíveis.

    Para responder
  2. Simon

    O óleo contém aproximadamente 60-65% de polpa de coco prensada. É uma alternativa natural aos condicionadores de cabelo prontos para usar. Os ácidos graxos que contém amolecem os fios e não contêm produtos químicos adicionais que façam parte dos condicionadores.

    Para responder

Rosto

Pernas

Cabelo