Mucina de caracol em cosmetologia. Propriedades úteis, como usar o muco de Achatina africana em casa, fotos, comentários

Restauração de áreas danificadas da pele, suavização de rugas finas, redução da irritação, suavização de cicatrizes de acne - resultados do uso da mucina de caracol em cosmetologia, que parecem incrivelmente incríveis.

No entanto, o filtrado de secreção de caracol é realmente um ingrediente universal: é adequado para todos os tipos de pele e tem um poderoso efeito regenerador que pode ajudar até mesmo na dermatite atópica.

Composição única de secreção de caracol

O segredo natural do caracol é um líquido viscoso de cor amarelo claro, cujas análises laboratoriais revelaram a seguinte composição:

  • glicosaminoglicanos - polissacarídeos que podem reter umidade;Mucina de caracol em cosmetologia. Propriedades úteis, como usar o muco de Achatina africana em casa, fotos, comentários
  • alantoína - uma substância responsável pela restauração de danos no corpo;
  • colágeno e elastano - proteínas que são muito grandes para penetrar na pele, mas criam uma película na superfície que retém a umidade;
  • ácido glicólico - componente com efeito esfoliante e hidratante;
  • ácido hialurônico - um hidratante poderoso;
  • peptídeos antimicrobianos - fornecem propriedades antibacterianas;
  • glicoproteínas, zinco, ferro, cobre, magnésia - estão contidos em pequenas quantidades e não têm efeito cosmético.

Benefícios para a pele

Todas as propriedades benéficas da secreção do caracol são uma consequência da capacidade única de restaurar as células danificadas da pele:

  • redução do alívio de cicatrizes, cicatrizes coloidais;
  • suavização de manchas de acne;
  • regeneração acelerada de áreas danificadas: inflamação, acne, cortes;
  • esfoliação de células em áreas com aumento de secura ou dermatite;
  • suavizando as rugas causadas por umidade insuficiente (não funciona nas rugas do tempo!);Mucina de caracol em cosmetologia. Propriedades úteis, como usar o muco de Achatina africana em casa, fotos, comentários
  • recuperação de queimaduras solares;
  • hidratação superficial e manutenção do equilíbrio da umidade da pele.

Como a mucina é obtida

A mucina do caracol é produzida por empresas de commodities cosméticas e farmacêuticas. Coréia e Itália lideram em produção. Cada empresa usa seus próprios desenvolvimentos, muitas vezes secretos, nessa área, mas, em geral, o objetivo é criar o ambiente mais confortável para os caramujos, o que afeta a quantidade de mucina que secreta.

Por razões de segurança, espécies comestíveis de caramujos de médio e grande porte, criadas em cativeiro, são utilizadas como fontes de matéria-prima.

A mais popular das subespécies é parente do caramujo de jardim Helix aspersa, que secreta uma secreção com alto teor de proteína e baixo peso molecular de ácido hialurônico. Todos os animais passam por um controle sanitário rigoroso, o que é impossível quando se trabalha com animais selvagens.

Os caracóis são colocados em redes em quartos escuros e silenciosos por 30 minutos, durante os quais eles têm tempo suficiente para herdar mucina ao longo de suas rotas.

Ao mesmo tempo, nenhum incentivo adicional é aplicado a eles:

  1. Primeiro, as questões de proteção e exploração de animais regularmente excitam a comunidade mundial, e os produtores não querem estragar sua reputação.
  2. Em segundo lugar, os caracóis produzem muco regularmente quando estão saudáveis, calmos e em um ambiente confortável. Por isso, as empresas procuram proporcionar-lhes as melhores condições de vida.

Depois de meia hora, os insetos voltam para seus terrários, onde vivem permanentemente. Lá eles descansam e se recuperam enquanto os produtos de sua atividade são recolhidos das redes e posteriormente processados.

Existem estudos que mostram que os caracóis podem aumentar a produção de muco quando estressados ​​ou danificados.

Mas em escala industrial, criar tais condições é trabalhoso, sem falar no lado ético da questão. Além disso, em um estado crítico, os caramujos param de se mover e às vezes hibernam, o que ameaça as empresas de commodities com paralisações de produção de longo prazo.

Quais cosméticos são usados

Mucina de caracol em cosmetologia. Propriedades úteis, como usar o muco de Achatina africana em casa, fotos, comentários
A mucina do caracol em cosmetologia é usada em cremes para o rosto e as mãos.

A mucina do caracol é amplamente utilizada em cosmetologia. Por muito tempo, as empresas coreanas de cosméticos não anunciaram esse fato, especialmente quando se tratava de produtos exportados. Para o comprador, longe dos rituais de cuidados orientais, tal componente era um fator "fu": o motivo da aversão a produtos que claramente não promovem as vendas.

Desde a popularização do ingrediente, as corporações deixaram de esconder a presença da mucina na lista de ingredientes. Além disso, sua presença passou a ser indicada no nome do produto, bem como a indicar seu percentual na massa total.

A linha de produtos para cuidados se expandiu significativamente e continua sendo reabastecida com novos tipos de cosméticos:

  • creme clássico para suavizar o relevo, hidratar e clarear;
  • sabonete de limpeza com efeito regenerador;
  • espuma para lavar;
  • uma máscara de lençol impregnada com ingredientes hidratantes;
  • adesivos de gel de silicone para olhos e lábios;
  • soro anti-envelhecimento para retenção de umidade;
  • gel concentrado (até 98% de mucina na composição) contra manchas e cicatrizes;
  • máscara hidratante clássica;
  • máscara de aperto noturno;
  • renovando esfrega;
  • creme claro para a área ao redor dos olhos.

Existem também soros hidratantes para as pontas dos cabelos e géis pós-sol concentrados para um efeito refrescante e cicatrizante. Em composições cosméticas, a mucina freqüentemente coexiste com suco de aloe vera, chá verde, alcaçuz ou extrato de cacto.

5 principais produtos profissionais

Belita - creme à base de filtrado de muco de caracol

A popularidade da mucina do caracol na cosmetologia moderna inspirou os cosmetologistas da empresa Belita a criar uma linha completa de cuidados. Com o uso regular da série caracol, o fabricante promete retardar o processo de envelhecimento e melhorar os processos metabólicos da pele.Mucina de caracol em cosmetologia. Propriedades úteis, como usar o muco de Achatina africana em casa, fotos, comentários

O creme de dia também contém extrato de chá branco e um complexo de óleos de karité e coco, que reparam as áreas danificadas, refrescam e hidratam a pele. A textura do creme é leve, o produto é rapidamente absorvido e não deixa brilho, o que é especialmente importante para donos de pele oleosa e mista.

Entre as desvantagens do produto, é possível notar um alto consumo - quando aplicado em camada fina no rosto e pescoço, é necessário pressionar a bomba 4 vezes.

Esfolio - um produto cosmético eficaz com mucina de caracol

O gel cristalino viscoso Pure Snail contém 95% de mucina e pode ser usado no rosto e no corpo. Esta formulação coreana foi projetada para reduzir a acne vulgar e suavizar a pele muito seca.A composição não difere em uma variedade de ingredientes naturais, incluindo, além da mucina, apenas extrato de camomila de farmácia.Mucina de caracol em cosmetologia. Propriedades úteis, como usar o muco de Achatina africana em casa, fotos, comentários

No entanto, pode reduzir a alergenicidade do produto e pode ser usado em diferentes tipos de pele. As qualidades positivas do produto incluem o consumo supereconômico: uma ervilha de gel é suficiente para uma hidratação de alta qualidade. Um pouco mais é necessário ao aplicá-lo como uma máscara expressa.

Os tecnólogos do Esfolio recomendam armazenar o gel na geladeira para adicionar um efeito refrescante pela manhã.

Deoproce Snail Recovery Cream - creme anti-envelhecimento para caracóis

Além de filtrado de muco de caracol, Deoproce Revitalizing Cream contém o componente anti-envelhecimento niacinamida, que é responsável pela renovação das células da pele, e um extrato clareador de raiz de alcaçuz. O produto forma uma película protetora que evita a perda de umidade, enquanto o colágeno de baixo peso molecular das algas hidrata e melhora a elasticidade da pele.Mucina de caracol em cosmetologia. Propriedades úteis, como usar o muco de Achatina africana em casa, fotos, comentários

A composição contém muitos componentes raros de plantas:

  • Raiz de marmelo japonesa,
  • Folhas de camélia chinesa,
  • folhas de babosa,
  • extrato de ginkgo biloba.

Uma pequena quantidade do creme é aplicada na segunda etapa do tratamento após o uso do tônico ou da loção e deixa-se absorver completamente. Também pode ser usado como base de maquiagem.

Mizon All in One Snail Repair Cream - cosméticos à base de mucina de caracol

Um creme universal de uma conhecida empresa coreana consiste em 92% de extrato de caracol. Devido à sua alta eficiência, este produto tornou-se um verdadeiro campeão de vendas, com mais de um milhão de unidades vendidas. Este creme gel leve tem uma textura viscosa uniforme, uma cor branca leitosa translúcida e é inodoro.Mucina de caracol em cosmetologia. Propriedades úteis, como usar o muco de Achatina africana em casa, fotos, comentários

Inodoro, com uma cor branca leitosa, ligeiramente translúcida, este gel-creme leve tem uma textura viscosa que confere um toque suave como a seda. O creme é rapidamente absorvido, hidrata, suaviza rugas finas, reduz cicatrizes e manchas de acne.

Não obstrui os poros e não torna a pele oleosa e mista mais pesada, mas para quem tem pele seca é melhor usá-lo como soro sob um creme mais saturado. Uso local possível em áreas com pigmentação.

Snail Secret Key Black Snail Original Cream

Outro produto multifuncional de um fabricante coreano difere do anterior pelo menor custo e composição mais natural. Extrato de caracol na composição de 90%, que afeta visivelmente a textura do creme: é pegajoso, gelatinoso, mas é bem absorvido e melhora o estado geral da pele.Mucina de caracol em cosmetologia. Propriedades úteis, como usar o muco de Achatina africana em casa, fotos, comentários

A manteiga de karité, o azeite de oliva e outros 9 ingredientes naturais são responsáveis ​​pela hidratação, incluindo:

  • mel,
  • extrato de peônia,
  • chá verde,
  • Suco de romã,
  • alcaçuz
  • algas marinhas.

O multicomponente proporciona nutrição profunda e restauração das áreas irritadas, porém, o principal efeito do uso regular se manifesta no clareamento e aumento da elasticidade da superfície da pele. É aplicado duas vezes ao dia como última etapa do cuidado e, para potencializar o efeito, é deixado por vários minutos sob um filme plástico fino.

Como tratar lábios rachados com extrato de caracol

Mudanças de estação, aquecimento central, geadas e vento tornam os lábios secos, gretados e podem causar fissuras. Nessa situação, as propriedades hidratantes e regeneradoras da mucina são úteis, e para isso não é necessário comprar um produto especial.

Basta aplicar uma gota de soro ou gel com alto teor de extrato de caracol nos lábios rachados, deixar de molho por 1 minuto, e depois usar batom higiênico regular.

Pequenas manchas de ressecamento desaparecerão após 3 dias.

Em casos mais difíceis, o soro é aplicado antes de uma máscara labial hidratante noturna, para efeito de prevenção, basta realizar este procedimento uma vez por semana.

Como usar o segredo para o rejuvenescimento facial

Os felizes donos de caracóis de estimação podem não ter que gastar dinheiro com produtos à base de mucina - basta usar o muco secretado por um animal de estimação. Para obter mucina, o caracol é lavado em água, e depois se tenta assustá-lo. Em uma situação estressante, o animal secreta uma grande quantidade de muco - cerca de meia colher de chá por vez, o suficiente para um procedimento caseiro.Mucina de caracol em cosmetologia.Propriedades úteis, como usar o muco de Achatina africana em casa, fotos, comentários

O muco pode ser usado puro como uma máscara facial noturna. É aplicado na pele limpa antes de ir para a cama, e pela manhã é lavado com água fria sem meios adicionais. Além disso, a mucina é adicionada a quaisquer máscaras caseiras à base de sucos, produtos lácteos fermentados, argila, mel e purês de frutas.

Este procedimento tem um efeito complexo, combinando o resultado da ação de todos os ingredientes.

O tempo de exposição depende da composição da máscara e não se altera com a adição de secreção de caracol. O principal a lembrar é que o produto preparado deve ser usado imediatamente, não podendo ser armazenado, mesmo que por pouco tempo.

Massagem de caracol

Com a popularização na cosmetologia de produtos para o cuidado que contêm mucina de caracol, os salões de beleza passaram a oferecer um procedimento exótico - a massagem com caramujos vivos. A tendência foi adotada por todos os proprietários desses animais de estimação incomuns e agora ninguém se surpreende com os procedimentos de caracol em casa.

Para a massagem facial, dois indivíduos grandes ou cinco médios são suficientes, o caracol Achatina é especialmente popular devido ao seu tamanho gigantesco, cuidado despretensioso e longevidade.

Antes do procedimento, a pele é cuidadosamente limpa com produtos naturais (sabonete infantil é o mais adequado) e os caracóis são lavados com água morna. Hidrate a pele com água, leite ou creme. Durante uma sessão, que dura de 15 a 30 minutos, os animais são lançados em uma área específica do corpo humano (na maioria das vezes rosto, braços, pescoço, decote).

Ao se mover, o corpo dos caracóis se contrai, massageando a pele e aumentando a circulação sanguínea.

Algumas espécies também comem o estrato córneo, proporcionando um micro-peeling suave. O muco remanescente após a massagem é espalhado por toda a superfície da pele e deixado como uma máscara hidratante.

Os cosmetologistas recomendam proteger os olhos e as narinas com cotonetes, e também alertam que alguns caramujos podem deixar picadas, às vezes bem dolorosas e visíveis na pele. O curso de massagem consiste em 10 sessões a cada 3 dias. Os primeiros resultados são perceptíveis já na segunda semana após o início dos procedimentos.

Possíveis efeitos colaterais do uso

A origem natural da secreção do caracol praticamente exclui a ocorrência de efeitos colaterais.

No entanto, o ácido glicólico em sua composição pode causar desconforto para pessoas com pele sensível:

  • queimando;
  • vermelhidão;
  • sensação de secura e constrição;
  • irritação, coceira;
  • reação alérgica, edema.

Também deve ser lembrado que quanto mais ingredientes naturais um produto cosmético contém, mais perigoso é seu uso para quem sofre de alergias. Ao primeiro sinal de efeitos colaterais ou reação alérgica, o produto deve ser bem lavado da pele e seu uso posterior deve ser interrompido.

Contra-indicações

A lista de contra-indicações para o uso de produtos com filtrado de extrato de caracol é pequena:

  • lesões cutâneas abertas - abrasões, elementos inflamados, acne na fase aguda;
  • queimadura solar de segundo grau;
  • ressecamento excessivo da pele;
  • intolerância individual.

O uso de mucina ou secreção de caracol em cosmetologia é seguro, ecologicamente correto, apresenta baixos riscos e efeitos colaterais.

Os benefícios do uso regular, por outro lado, foram confirmados por vários estudos independentes, observando um notável efeito regenerador e cicatrizante, bem como a capacidade de criar uma camada protetora que retém a umidade na superfície da pele.

Vídeo: mucina de caracol em cosmetologia

Descubra como a mucina do caracol é usada na cosmetologia no videoclipe:

Mucina de caracol - aplicação em cosmetologia:

Avalie o artigo
Cosmetologia e cirurgia plástica para mulheres. Correção de aparência. Formas, métodos, procedimentos para melhorar a figura e o rosto
Adicione um comentário

  1. Yaroslav

    Não faz muito tempo comecei a usar creme facial de mucina. Em um mês, notei mudanças agradáveis: a pele ficou tensa, rugas finas começaram a se suavizar e a qualidade da pele melhorou. Estou agradavelmente surpreendido e recomendo a todos.

    Para responder

Rosto

Pernas

Cabelo