Septoplastia. O que é, cirurgia de septo nasal, laser, indicações

Muitos pacientes de otorrinolaringologistas, diante de uma escolha - cirurgia ou mais sofrimento - às vezes não sabem o que orientar em um assunto tão difícil.

O estudo das complexidades da próxima intervenção, o exame pré-operatório completo, o cumprimento estrito das recomendações de preparação e o cumprimento inquestionável das prescrições do médico no período pós-operatório ajudarão a decidir sobre o passo certo e alcançar o sucesso desejado.

Septoplastia - o que é?

Para pacientes que sentem plenamente a influência de um desvio de septo nasal, os médicos aconselham uma saída como a septoplastia. O que é e como pode afetar a qualidade de vida é muito importante saber ao dar o consentimento para a operação.

Septoplastia. O que é, cirurgia de septo nasal, laser, indicações

A septoplastia é uma cirurgia plástica para corrigir um septo nasal deformado. A essência da operação consiste na correção da cartilagem ou tecido ósseo, ou na sua remoção parcial. Nesse caso, não são feitas incisões externas, todas as manipulações são feitas pelas narinas. Dependendo da complexidade de cada caso particular, é aplicada anestesia local ou anestesia geral.

Junto com a septoplastia, existe também um tipo de cirurgia como a rinoplastia. Esses dois conceitos têm diferenças significativas. No primeiro caso, a necessidade de uma operação é ditada exclusivamente do ponto de vista médico, pois a curvatura do septo nasal é uma patologia que leva a problemas de saúde.

E a rinoplastia, embora seja uma intervenção cirúrgica, é um procedimento puramente estético para alterar a forma do nariz. Claro que existem casos em que é preciso combinar essas manipulações, então vamos falar de rinosseptoplastia.

Indicações para a operação

Ao prescrever um encaminhamento para septoplastia, a otorrinolaringologia é orientada pelas seguintes queixas do paciente:

  • na maioria das vezes, e antes de tudo, é a dificuldade de respirar pelo nariz, acontece de um lado, acontece de ambos;
  • rinite, sinusite, transformando-se em forma crônica;
  • congestão nos ouvidos, otite média, até deficiência auditiva;
  • aumento da incidência de hemorragias nasais;
  • ronco pesado;
  • dores de cabeça;
  • diminuição ou ausência completa de cheiro.

Todos esses sintomas, se não tomados a tempo, levam a consequências mais graves. Deterioração do suprimento de oxigênio para as células cerebrais, o que causa sonolência e fadiga crônica. O ar inalado pela boca entra no trato respiratório frio, poluído, e a membrana mucosa seca. Tudo isso aumenta o risco de contrair glossite, bronquite, faringite e pneumonia.

Como se preparar para a septoplastia septal

A septoplastia, apesar de sua aparente simplicidade, é uma operação séria.O que é - o cirurgião otorrinolaringologista deve descrever o paciente em detalhes. Ele também marca consultas adicionais com outros especialistas, que devem incluir: um cirurgião plástico, um terapeuta e um anestesiologista.

O cirurgião plástico observando o paciente antes, durante e após a septoplastia, determinando exatamente o que precisa ser corrigido e como isso vai acontecer, faz tal explicação no plano operatório detalhado.

Para o anestesiologista, para a seleção correta da anestesia, é importante conhecer as lesões e doenças infecciosas do paciente, a presença ou não de alergias. O terapeuta examina o estado geral do paciente: pulso, pressão arterial, resultados de exames laboratoriais, a presença de doenças crônicas e, com base nisso, dá permissão para septoplastia com sua assinatura pessoal.

O mais tardar 10 dias antes da operação, o seguinte deve ser realizado:

  • exame de hardware (raio-x do nariz, ultrassom da cavidade abdominal, fluorografia dos pulmões;
  • exames de sangue (para grupo sanguíneo e fator Rh, infecção por HIV, reação de Wasserman, hepatite, coagulabilidade, bem como uma análise geral);
  • análise geral de urina.

Se o paciente tiver doenças crônicas, é necessário consultar um especialista restrito nesta área.

Uma semana antes do dia programado para a operação, todas as atividades físicas são excluídas: trabalho duro, atividades esportivas, arrastar pesos, correr. É proibida a aplicação de produtos que diluem o sangue: peixes gordurosos, alguns tipos de bagas e frutas, cebolas e alho, sementes de linhaça e azeite, cereais com grande porcentagem de magnésio, chá verde, gengibre, café.

Recomendações especiais se aplicam às mulheres: o dia da operação é atribuído a elas cerca de uma semana após o fim da menstruação.

Durante os 4 dias anteriores à septoplastia e 6 dias após a septoplastia, é necessário um tratamento especial para prevenir o inchaço no pós-operatório: duas vezes ao dia antes ou após as refeições, 20 gotas de linfomiosite e traumeel.

A última refeição é permitida no mínimo 8 horas, e as bebidas - 6 horas antes da operação. Na admissão no hospital no dia da cirurgia, o paciente deve apresentar os resultados de todos os estudos no original há até 10 dias.

Como é realizada a septoplastia

A septoplastia - o que é e como é realizada - ajudará a entender a descrição de seus cinco tipos.

Ressecção de fio

Este é o alinhamento do osso septal com fios especiais que o prendem.

Septoplastia. O que é, cirurgia de septo nasal, laser, indicações

Fibras especiais são implantadas no tecido da cartilagem para reforçar o osso curvo.

Septoplastia endoscópica

Técnica moderna em que é realizada uma dissecção mínima do tecido, que tem efeito benéfico na cicatrização e encurta o período de recuperação pós-operatória. A septoplastia endoscópica, por sua vez, é dividida em três tipos:

Septoplastia. O que é, cirurgia de septo nasal, laser, indicações
Septoplastia endoscópica
  • Vasotomia - a interseção dos vasos que conectam os tecidos mucoso e ósseo do nariz.
  • Tecnologia RR - com o auxílio de um laser, a membrana cartilaginosa é estratificada com posterior remoção ou endireitamento da parte curva do septo.
  • Reimplante de autocartilagem - fixação da parte curva reorganizada da cartilagem em um novo local com inserções de silicone.

Septoplastia a laser do septo nasal

A septoplastia a laser do septo nasal é considerada a mais exangue. Para realizá-lo, é selecionado um bisturi a laser no tamanho desejado, com o auxílio dele a membrana cartilaginosa é aquecida a uma determinada temperatura na qual o tecido cartilaginoso se torna plástico, como a argila. Instrumentos especiais endireitam e seguram a cartilagem até que ela retenha sua forma correta.

Septoplastia por ondas de rádio

A septoplastia por ondas de rádio usa a capacidade do aparelho Surgitron de emitir ondas de rádio de alta freqüência.

Septoplastia. O que é, cirurgia de septo nasal, laser, indicações
Surgitron

Sob a influência de ondas de rádio de alta frequência, a possibilidade de sangramento grave é excluída, há um poderoso efeito antibacteriano, graças às bordas idealmente planas das incisões, os tecidos crescem rapidamente juntos, o que significa que o período de reabilitação é encurtado tanto quanto possível, e há também uma quase completa ausência de dor pós-operatória.

Septoplastia ultrassônica

Sob a influência do ultrassom de alta energia, a substância esponjosa do osso é destruída, dissecção de tecido, coagulação de vasos sanguíneos, que criam os mesmos efeitos da septoplastia por ondas de rádio. Este método é eficaz na eliminação de pontas e saliências.

Pós-operatório - recuperação após septoplastia

Imediatamente após a operação, os tampões são inseridos nas narinas e gelo é aplicado na ponte do nariz por meia hora. O período de recuperação, dependendo do método utilizado, dura de uma a duas a três semanas.

Septoplastia. O que é, cirurgia de septo nasal, laser, indicações
Tsiprolet

Por no máximo três dias após a operação, os tampões devem estar no nariz. No mesmo período, recomenda-se não repouso absoluto, recusa de comida quente, exclusão de todo tipo de estresse. Dada a necessidade de respirar pela boca, deve haver certa quantidade de líquido próximo ao paciente no pós-operatório.

O tratamento medicamentoso consiste em tomar Tsiprolet por cinco dias (500 mg 2 vezes ao dia) e Erius - dentro de 10 dias (1 comprimido por dia), em caso de dor forte - não mais do que 3 vezes ao dia, 1 comprimido de Nurofen. Após a remoção final dos tampões, Aquamaris é injetado nas narinas sempre que possível para a rápida cura, amolecimento e desprendimento da crosta resultante.

Septoplastia. O que é, cirurgia de septo nasal, laser, indicações
Erius

O inchaço diminui em 1-2 semanas após a septoplastia, que é um indicador médio. É um período em que é possível aumentar a temperatura, liberar o ichor, cair os resíduos amolecidos dos fios junto com a crosta. Esses sintomas, segundo os cirurgiões, são fenômenos bastante normais e não indicam complicação.

Por um mês após a septoplastia, esportes e trabalho duro são estritamente proibidos.

Possíveis consequências negativas

Desde que a operação seja realizada corretamente e observadas as recomendações de especialistas, são extremamente raros os casos de consequências negativas no pós-operatório.

Septoplastia. O que é, cirurgia de septo nasal, laser, indicações

  • Uma das complicações mais comuns é o sangramento, para a prevenção de quais tampões são necessários, retirados 2 dias após a cirurgia.
  • O hematoma é a segunda reação negativa mais comum do corpo à intervenção cirúrgica. Quando o tampão está muito ensopado de sangue, as passagens nasais são drenadas para eliminar a probabilidade de hematoma.
  • Se a septoplastia for realizada de forma descuidada, o instrumento cirúrgico pode danificar as membranas mucosas, levando à perfuração do septo. Esta operação exige que o médico seja muito preciso e preciso para que tal complicação não apareça.
  • Uma consequência menos comum é um abscesso septal.
  • A alteração da forma externa do nariz pode ser causada por ressecção elevada da cartilagem quadrangular. Esse defeito pode aparecer mais tarde - depois que o inchaço diminuir e todos os tecidos voltarem ao normal.

O risco de complicações aumenta significativamente com o uso descontrolado de drogas, abuso de álcool, tabagismo, com o uso prolongado de certos medicamentos, a presença de cicatrizes de operações anteriores, doenças não identificadas no exame preliminar.

Prevenção de complicações

A primeira medida preventiva será uma seleção criteriosa da clínica, levando em consideração as avaliações dos ex-pacientes.A próxima etapa é a transição para um estilo de vida saudável um mês antes da operação - abandonando hábitos ruins, alimentação balanceada, exclusão da dieta de alimentos que afinam o sangue.

Da forma mais detalhada, o terapeuta deve ser informado sobre o estado de saúde, a presença de doenças crônicas, infecciosas e operações cirúrgicas.

É muito importante fazer um exame completo prescrito pelo médico assistente e pelo cirurgião otorrinolaringologista, realizar todos os procedimentos na véspera e no dia da operação, preste atenção especial ao curso pós-operatório de tratamento e reabilitação.

Quaisquer sintomas incomuns, sensações dolorosas, sangramento excessivo, tontura ou náusea devem ser relatados imediatamente à equipe médica.

Contra-indicações

Uma contra-indicação categórica para a septoplastia é uma idade menor, uma vez que a formação do esqueleto osteocondral do nariz pode ser prejudicada.

Medidas terapêuticas adicionais serão necessárias para aliviar condições agudas, exacerbações de doenças crônicas, especialmente diabetes mellitus, sistema cardiovascular e órgãos respiratórios. A recusa em realizar septoplastia é inequivocamente indicadores de coagulação do sangue.

Preço da septoplastia

Os preços da septoplastia em diferentes clínicas diferem significativamente. Isso depende muito do método utilizado, dispositivos, materiais e instrumentos, métodos de anestesia, a inclusão no custo de uma cama e alimentação.

O preço mais baixo é 11,5 mil, o mais alto é cerca de 100 mil rublos. O último valor contém, além da operação em si, anestesia geral, uma internação de 2 semanas com alimentos e suprimentos. A este valor é necessário adicionar o custo de exames laboratoriais e de aparelhos.

Não perca o artigo da coluna mais popular: Cânula - o que é, como é usada em cosmetologia e medicina.

Onde é o melhor local para fazer septoplastia - recomendações para a escolha de uma clínica

Uma abordagem responsável implica em qualquer intervenção, incluindo septoplastia. É importante que este seja um impacto tão simples, mas ainda operacional. Uma decisão tão importante quanto escolher a clínica certa salvará os pacientes de problemas.

Septoplastia. O que é, cirurgia de septo nasal, laser, indicações
Um especialista experiente sabe o que é septoplastia e quais efeitos colaterais existem

É desejável que o hospital não seja multidisciplinar, estreitamente voltado para a área da otorrinolaringologia. Antes de mais nada, é preciso decidir qual o método adequado para eliminar o problema e entrar em contato com um cirurgião especialista em operações desse tipo.

Se o preço for importante, você deve considerar em detalhes todas as opções oferecidas. A lista de preços deve necessariamente descrever quais serviços e materiais estão incluídos neste preço.

Para maior confiança no resultado favorável da intervenção cirúrgica, é útil indagar sobre a reputação da instituição médica, conheça a sua história, composição do pessoal, número de operações semelhantes realizadas nele por mês. O principal critério para determinar o local de tratamento são as qualificações do médico assistente, seu histórico, as avaliações dos pacientes.

Resultados da septoplastia (fotos antes e depois)

Se todas as condições forem satisfeitas nos dias anteriores à operação e várias semanas depois dela, na maioria dos casos o resultado da intervenção é positivo. O objetivo principal - respiração livre, sono profundo, ausência de doenças do trato respiratório superior - é alcançado na maioria dos casos.

Septoplastia. O que é, cirurgia de septo nasal, laser, indicações

Um efeito colateral positivo é sempre visível na face - a aparência do nariz após uma septoplastia bem realizada sempre melhora. Saliências, curvatura e assimetria desaparecem.

Vídeos sobre septoplastia. O que é e quão eficaz é a operação

O que é septoplastia do nariz? Este vídeo responderá:

Prós e contras da septoplastia a laser:

Avalie o artigo
Cosmetologia e cirurgia plástica para mulheres. Correção de aparência. Formas, métodos, procedimentos para melhorar a figura e o rosto
Adicione um comentário

  1. Vladimir

    Já faz um ano que minha nova vida começou. Eu nem poderia imaginar que você pode respirar profundamente tão livremente. Durante esse tempo, nunca tive rinite (anteriormente, 4-6 vezes por ano). Minha relação com minha esposa melhorou - antes da septoplastia havia ressentimentos constantes devido ao ronco noturno.

    Para responder
  2. Evdokia

    As gotas vasoconstritoras não terminaram em casa. Ela não concordou imediatamente com a operação. Mas a paciência acabou. Eles prometeram que a septoplastia ajudaria. Eu percebi o que era depois de alguns meses. O efeito é colossal. Em seis meses, apenas quando houve um leve resfriado, o nariz escorrendo por si só. E a saliência no nariz desapareceu.

    Para responder
  3. Evangelina

    Já se passaram 8 meses desde o dia da operação, mas ainda não consigo esquecer o que vivi. Eu levei o diagnóstico um pouco levianamente - como resultado, sangramento severo e transfusão urgente. Por causa disso, a cura foi dolorosa e a reabilitação durou muito mais tempo.

    Para responder
  4. Alexei

    Fiz septoplastia, sem sucesso. Vou fazer de novo. Não gosto do fato de não trazer os resultados que você espera.

    Para responder

Rosto

Pernas

Cabelo